O STF aprovou recentemente a possibilidade da Revisão da Vida Toda, dando esperança aos aposentados em aumentar a sua aposentadoria.
Por um erro, após 1999 muitas aposentadorias foram calculadas sem os salários de contribuição anteriores ao ano de 1994, o que causou uma aposentadoria com um valor menor para muitos aposentados.
A Revisão da Vida Toda é a revisão mais comentada do momento, pois todos que contribuíram com valores superiores nos anos anteriores a 1994 se sentiam injustiçados, por não ter essas contribuições computadas. Esse novo recurso assegura a inclusão dos salários de contribuição anteriores a julho de 1994, portanto toda a vida contributiva do segurado e com a elaboração de cálculos específicos, espera-se um aumento da renda mensal da aposentadoria.
Então, essa revisão é a possibilidade de aumento da renda mensal de aposentadoria ocasionado pela obrigação do INSS refazer o seu cálculo, utilizando os 80% maiores salários de contribuição de toda a vida do trabalhador, na maioria dos casos.
A revisão da vida toda precisa ser feita judicialmente, onde é solicitado que o INSS utilize a regra permanente ao invés da regra de transição, que foi mais desfavorável ao aposentado.
Também é importante esclarecer que existe um prazo para esse tipo de revisão. Isso quer dizer que só pode ser pedido pelos benefícios que tenham sido concedidos há menos de 10 anos e ainda que foram concedidos antes da Reforma da Previdência, portanto, aposentadorias concedidas antes de novembro/2019.
Para sabermos quem tem direito à revisão da vida toda, além de verificar o prazo, é necessário também fazer o cálculo para verificar se o novo benefício realmente será mais vantajoso que o atual.
Enfim, o direito à Revisão da Vida Toda foi reconhecido pelo STF dando esperança dos aposentados conseguirem uma aposentadoria melhor e mais digna.
Você quer ter todo o apoio para te auxiliar no cálculo do seu benefício? Nós podemos esclarecer isso e quaisquer dúvidas!